Friday, March 03, 2006


HOMO SAPIENS
Na composicao do corpo humano e, em particular, na do seu cerebro - expressao maior da complexidade de organizacao da materia - entram os mesmos elementos quimicos (emespecial, oxigenio, hidrogenio, carbono, azoto, enxofre e fosforo) constituintes de substancias tao inertes como os minerais, as rochas, a agua e o ar, igualmente essenciais na constituicao das plantas e dos outros animais.
O nosso cerebro eh a mesma materia, num estado de combinacao tal que adquiriu possibilidade de pensar, isto eh, de se interrogar e de se explicar na globalidade da sua presenca a escala do Universo. Em consequencia, o Homem assume-se com capacidade de intervir de motu proprio no seu curso, como ser individual, e nos da sociedade e do mundo que o rodeiam e de que faz parte como simples elo, provavelmente nao o ultimo, na vastissima cadeia da biodiversidade.
Este quase nada de materia, na imensidade do tempo e na vastidao do espaco cosmico eh, hoje, contudo e apesar de tudo, um gigante da ciencia e da tecnologia que desenvolveu, dominios esses que sao, atraves dele, expoentes maximos dessa mesma materia a tomar consciencia de si propria e a tentar libertar-se das leis que sempre a regeram. Capaz de observar, relacionar, e prever, o Homem esta hoje a interferir nos caminhos da Natureza onde foi fabricado.
Apos mais de uma dezena de milhar de milhoes de anos, a historia do Universo que procuramos conhecer, passou pela nucleossintese dos elementos quimicos, primeiro na fornalha do "big-bang" e depois no coracao de sucessivas geracoes de estrelas. Seguiu-se-lhe a evolucao molecular a nivel dos corpos planetarios e dos espacos interstelares e, so mais tarde, no caso da nossa propria historia, apos uma longa evolucao quimica abiotica, surgiu, ha pouco menos de 4 000 milhoes de anos, da primeira celula seguida da subsequente cadeia viva que antecedeu a entrada em cena deste auto-denominado Homo sapiens.
Posted by Picasa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home