Monday, March 13, 2006


Purim eh a festa carnavalesca da vida judaica, um dia despreocupado, de regozijo pelos acontecimentos assombrosos registrados no livro de Ester.
Em fevereiro ou marco de cada ano, o Purim evoca a trama de Haman para destruir os judeus da Persia e a bravura da rainha Ester, assim como a sabedoria de Mordecai que, juntos, salvaram da morte o seu povo.
Eh um periodo para festas a fantasia, costume tomado de emprestimo aos vizinhos cristaos que celebram seus folguedos de Momo pouco mais ou menos na mesma epoca. A ideia do carnaval, propriamente, nao eh crista nem judia, mas remonta a qualquer antiga celebracao primitiva da primavera.
A comemoracao do Purim tem sido uma especie de vulvula de escape para os que sofrem sob o jugo da perseguicao. Reunem-se na sinagoga na vespera do Purim e ouvem as dramaticas ocorrencias narradas na meguila(rolo) de Ester. Sempre que se menciona o nome de Hama, as criancas fazem uma barulheira com instrumentos ruidosos para expressar seu repudio ao vilao. Apos a leitura, servem-se doces, trocam-se presentes e fazem-se dadivas aos pobres.
Posted by Picasa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home